A Universidade de Santiago de Compostela e a Universidade de Aveiro, atendendo à tarefa partilhada de desenvolver o congresso virtual internacional de seleção dos alunos participantes no campus de setembro do projeto Erasmus+e-InnoEduCO2, convocam, apoiados através da colaboração de mais de uma década de suas plataformas de divulgação científica Climate e Factory, o congresso internacional virtual de jovens CLMNTK22-InnoEduCO2. Este congresso internacional virtual de jovens tem dois objetivos principais:
- Sensibilizar a população, através da preparação e publicação no portal virtual do congresso, de produtos multimédia sobre os desafios ambientais globais contemporâneos: alterações climáticas, energia, água, alterações globais no oceano, conservação da biodiversidade genética, ecossistemas tropicais e capital biocultural.
- Selecionar, de acordo com as bases expressas nesta convocatória, que são as estabelecidas na memória técnica do e-InnoEduCO2, os alunos que participarão do Campus Internacional que é produto do e-InnoEduCO2 e que se tornará o 5º campus da a abordagem metodológica desenvolvida pela Climantica do Grupo SEPA-interea da USC e Fábrica, Centro e Ciência Viva da Universidade de Aveiro. Esse campus acontecerá na primeira semana de setembro.
O mesmo processo é seguido para selecionar os professores acompanhantes. Estes serão os que orientaram a elaboração dos trabalhos selecionados individualmente ou em grupos dos selecionados.
Os professores acompanhantes farão parte do seminário de ensino de pesquisa-ação no campus credenciado pelas organizações universitárias colaboradoras.
Para os professores que trabalham em centros espanhóis apoiados por fundos públicos, foi aprovada a homologação que o Ministério da Educação concede desde 2015 através do seu acordo com a AEPECT . Para esta edição, já foi aprovada a homologação de 28 horas de formação permanente de professores.